top of page

Biogás no aquecimento de aviários: Energia térmica eficiente e sustentável

Na 3 G 's, o biogás produzido no processo de biodigestão tem duas principais aplicações, a queima no grupo gerador para geração de energia elétrica na configuração de Geração Distribuída (GD) e o uso como energia térmica no aquecimento de aviários.

O sistema de aquecimento de aviários foi adaptado do uso com gás natural e implantado em 2021, trabalha com zonas de aquecimento e acionamento automático de acordo com variações programáveis da temperatura. Garantindo aquecimento eficiente e uniforme, com melhor aproveitamento do combustível.


Funcionamento do Sistema de Aquecimento


O biogás é conduzido por tubulações subterrâneas multicamadas, até o barracão do aviário, e

funcionamento do aquecimento com biogás

é queimado em campânulas aquecendo placas cerâmicas que aquecem de forma direcionada a cama de aviário por radiação térmica.


Resultados

O uso do biogás no aquecimento contribuiu para a autossuficiência da planta, permitindo reduzir a dependência de outras fontes de energia como cavacos, pellets, óleo diesel e lenha.

A lenha empregada no aquecimento foi reduzida em cerca de 70%, o sistema foi mantido para uso em possíveis emergências ou manutenções.



Além de diminuir o uso de fontes que prejudicam ainda mais a natureza, permitiu a uniformidade da temperatura ao longo do período, refletindo positivamente sobre a qualidade dos lotes produzidos.

A forma de funcionamento, dispensa a alimentação manual do sistema de aquecimento, cujo acionamento ocorre automaticamente ao detectar variações (programáveis) de temperatura, evitando variações bruscas e aumentando a comodidade dos animais, facilidade de operação e qualidade de vida dos colaboradores.

O direcionamento da radiação térmica para o leito, sem aquecimento de toda a atmosfera também permitiu a redução do tempo de aquecimento do pré-aquecimento, com o uso da lenha, em determinados períodos do ano era necessário iniciar o aquecimento 48 horas antes da chegada dos pintainhos, tal período pode ser reduzido para 4 horas.



Podemos resumir os benefícios do uso desta tecnologia em:

• Qualidade de vida do funcionário;

•Uniformidade de temperatura, refletindo em ganho significativo por parte das

aves, com aumento da produtividade e qualidade da produção avícola;

• Redução de custos para geração de energia térmica;

• Ganhos ambientais.


O uso do biogás no aquecimento de aviários, precisou de adaptações em equipamentos comerciais, mas representa uma tecnologia facilmente replicável. Assim, exemplificamos uma aplicação de biogás que além de diversificar as opções para outras unidades semelhantes, atendendo à atratividade das tecnologias associadas ao biogás, e das vantagens já mencionadas, tem um retorno econômico superior à geração de energia elétrica, devido aos custos que as fontes de energia representam.

Esta alternativa contribui para a autossuficiência e sustentabilidade da unidade, segundo os preceitos da economia circular, e atende perfeitamente aos objetivos e valores da 3G’s: Produtividade com sustentabilidade.




bottom of page