top of page

Um pouco sobre a 3G's

Atualizado: 12 de abr. de 2022

Planta de Biogás, integrada a produção de Adubos e Pré-secado

A 3G’s Adubos Orgânicos surgiu a partir de uma planta de biogás que realizava inicialmente a biodigestão de cama de aviário como único substrato. A biodigestão gera dois principais produtos, o biogás e o digestato.

O biogás é uma mistura de gases, contendo principalmente metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). O metano possui elevado poder calorífico, o que possibilita o seu uso como combustível. A aplicação mais comum do biogás é a geração de energia elétrica, através da combustão em grupo gerador, que é uma das formas como o biogás é usado na 3 G’s.

O processamento da cama para preparo do substrato da biodigestão, resulta em dois materiais, uma fase líquida, contendo grande parte da matéria orgânica que será aproveitada pelos microrganismos no biodigestor para geração do biogás. E uma segunda fase, sólida, também rica em matéria orgânica e microrganismos.

A fração sólida é levada para um barracão de compostagem e disposta em leiras, onde sobre um processo de compostagem acompanhado e controlado, garantindo a produção de fertilizantes orgânicos de alta qualidade. Finalizada a compostagem, o fertilizante estabilizado é levado ao setor de beneficiamento, onde é peneirado e embalado para comercialização, atendendo principalmente aos estados Paraná e Santa Catarina.

Tendo sido o primeiro produto comercializado pela empresa, foi inspiração para o nome 3 G’s ‘Adubos orgânicos’. Enquanto 3 G’s foi escolhido como forma de referência ao grupo de 3 irmãos que fundaram a empresa, cujos nomes iniciam-se com a letra G: Gilmar, Gilson e Giovani.

São produzidos 4 principais tipos de adubos atualmente. Uma linha para uso geral, que pode ser usada em todas as culturas, da horta ao jardim; esta linha conta com embalagens de 4 e 25 kg. Também contamos com linhas para culturas especificas, voltados a: Cactos e Suculentas, Rosas do deserto, e Orquídeas. Nessas linhas, os produtos estão disponíveis em embalagens de 350 gramas.

O digestato é o produto líquido que sai do biodigestor ao fim do processo, é rico em diversos nutrientes fundamentais para plantas. Ele é armazenado em lagoas de estabilização e posteriormente utilizado como biofertilizante nas lavouras. Ao deixar o biodigestor, o digestato segue para a lagoa de estabilização, e é empregado como biofertilizante nas lavouras e plantação de grama para produção de feno e pré-secado, outros produtos comercializados pela empresa 3 G 's.

O biogás, por sua vez, segue com o auxílio de sopradores por tubulações, para a coluna de purificação recebendo tratamento adequado para remoção de gases corrosivos. Em seguida, o biogás é conduzido para o grupo gerador, passando por tubulação com medidor de vazão e percentual de metano. Outra destinação do biogás na unidade, é o aquecimento de aviários, cujo sistema, adaptado a partir de equipamentos comerciais, foi instalado em um aviário na propriedade em 2021 e vem demonstrando excelentes resultados.



Confira abaixo algumas Imagens da 3G's, de nossos produtos e visite nosso blog para ler mais sobre todas essas atividades!




Comments


bottom of page