top of page

Benefícios e diferenciais da adubação Orgânica

O adubo orgânico traz diversos benefícios ao solo, como aumentar a capacidade de retenção de água e melhorar a agregação do solo, que refletem no melhor desenvolvimento de microrganismos benéficos do solo e raízes.

Desta forma, o diferencial dos adubos orgânicos frente a adubos minerais, é irem além do suprimento de nutrientes, atuando sobre propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Em outras palavras, os fertilizantes orgânicos agem como fertilizantes (fornecem nutrientes), como condicionadores de solo e também como promotores da microbiota.


Vamos entender um pouco mais sobre a ação da adubação orgânica?

Ação como condicionador: Aumento da CTC

Adubos orgânicos costumam possuir elevados valores de Capacidade de troca de cátions (a famosa CTC). Isso se deve a alta área superficial específica dos moléculas orgânicas, maior que das argilas do solo.

As argilas no solo brasileiro possuem baixa atividade. As argilas oxídicas por exemplo, comuns em regiões tropicais úmidas, possuem CTC média de 8 cmolc/dm3.

O húmus (matéria orgânica compostada), possui CTC total de cerca de 200 cmolc/dm3.



Mas por que ter alta CTC é importante ?


Basicamente por que ela representa a quantidade de cargas negativas que o solo possui, e portanto, a quantidade de cátions (cargas positivas) que o solo é capaz de reter.

E quem são esses cátions? os nutrientes , como o Cálcio (Cátion Ca²+), magnésio (Mg²+) e potássio ( K+). Assim, quanto maior a CTC, maior a fertilidade do solo.



Ação como condicionador: Agregação do solo:

As moléculas orgânicas atuam como agente cimentante das partículas do solo, promovendo a formação de agregados com alta estabilidade. A formação desses agregados é interessante para melhora da porosidade e consequentemente da aeração e permeabilidade do solo.

A matéria orgânica também é capaz de reter de 4 a 6 vezes mais água do que seu próprio peso. Assim, além de facilitar a permeabilidade, facilita a retenção de água. Consequentemente permite redução do potencial erosivo da água no solo e facilita a retenção de nutrientes.




Ação como condicionador: Regulação da Temperatura

Temperatura: graças à capacidade de armazenamento de água, a matéria orgânica é má condutora de calor. Por isso, acaba reduzindo as oscilações de temperatura durante o dia, amenizando o efeito negativo dessas oscilações sobre o solo e raízes.


Ação como condicionador: Plasticidade e Coesão do solo

Plasticidade e coesão: reduz diminui o efeito negativo da consistência plástica e pegajosidade dos solos argilosos; e, reduzindo a coesão do solo, facilita a permeabilidade de ar para os microrganismos, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos benéficos.







bottom of page